Diamante Tarimbar/Forbes

(Erythrura Tricolor)















Este artigo é da minha inteira responsabilidade e baseia-se na minha experiência como criador na experiência de outros criadores e na consulta de alguns artigos sobre o tema, tendo como objectivo final ajudar os criadores desta espécie a compreenderem e aumentarem os seus conhecimentos nesta área.




Distribuição - Indonésia e Timor.

Dimensões - Aproximadamente 10 cm.


Distinção entre os sexos -  De um modo geral , os machos são mais coloridos do que as fêmeas, estas possuem uma coloração mais pálida no corpo, o macho é de um azul intenso e maior.













Características - Na vida selvagem, estas aves vivem em grandes grupos fora da época de acasalamento. Durante a época de acasalamento os casais que se formam afastam-se de forma a nidificar independentemente do resto do bando. Num aviário na época de gestação os diamantes Forbes consegem conviver harmoniosamente com outros diamantes australianos. Não causam problemas com outros diamante quer com outros aves, sendo pacificas a sua sociabilidade , é de salientar que esta pequena aves é bastante agressiva para nós criadores, sendo de todos os diamantes que tenho o mais agressivo picando sempre que pode.


Alojamento - Ave que se adapta relativamente bem a qualquer viveiro, seja ao ar livre assim como em gaiola de criação, tem-se que ter a sensibilidade para o tipo de rede da gaiola já que estas aves são pequenas de forma a evitar acidentes.


Temperatura - Trata-se de uma ave em que no seu Habitat natural esta habituada a calor e à humidade sendo por isso sensíveis a temperaturas negativas. É de referir que hoje em dia este tipo de aves já se habituara ao nosso clima, pois já foram reproduzidas várias gerações sendo hoje em dia perfeitamente aceitável considerar que se adaptaram perfeitamente ao nosso clima embora deva-se ter a sensibilidade de vigiar. Pela minha experiência eu tenho estas aves em gaiolas de criação nas quais de Inverno não coloco qualquer tipo de aquecimento chegando ás vezes no aviário aos 10 Graus, mas é evidente que uma temperatura estável e amena para a raça vai potenciar a perspectiva de criação e de sucesso da mesma.


Alimentação - Ave granívora. Deve-se proporcionar uma mistura de sementes de aves tropicais de pequeno porte assim como porções de milho italiano (Mistura de Gould's) e alimentos verdes, na época de gestação estas aves devem ter ao dispor proteína animal sob a forma de papa insectívora ou pequenos vermes que se compram hoje em dia em lojas tais como bicho da farinha, vermes de búfalo e não esquecer da papa de ovo assim como da Grite ou arenito para satisfazer as necessidades digestivas.


Criação - À semelhança de muitos diamantes australianos, o sucesso da criação dos diamante Forbes depende em grande medida de saber se os parceiros tem um bom relacionamento mútuo. Para ser mais eficaz e se  pretender fazer criação destas vistosas aves, é aconselhável juntar um grupo de exemplares jovens, os casais constituir-se-ão naturalmente. Estas aves gostam de utilizar uma caixa de ninho Tipo Gould ou de Pardal de Java ou seja um cubo com uma abertura. A postura é de quatro a sete ovos aproximadamente, e são chocados alternadamente por ambos os progenitores. À noite, de um modo geral, estes podem ser vistos no ninho. As crias nascem ao fim de 12 a 14 dias, as crias tem necessidades de uma grande quantidade de pequenos alimentos vivos, tais como vermes, bichos da farinha ou simplesmente Papa insectívora. Quando as crias tem entre três e quatro semanas de vida, surge a plumagem, mas continuam a ser alimentadas e tratadas pelo casal, com uma intensidade gradualmente decrescente, durante mais algum tempo. Quando atingem cinco a seis semanas de idade, as aves já estão aptas a sobreviverem sozinhas. Cerca de seis semanas mais tarde, normalmente, já possuem a plumagem definitiva. Um casal de criação em boas condições físicas é capaz de ter várias épocas de gestação, é evidente que para ter mais sucesso na criação pode-se recorrer as "amas" de forma a preservar a descendência. O ninho pode ser do tipo 1 na página dos acessórios.


Mutações -  Neste momento a única que conheço embora nunca tivesse visto ao vivo é o Diamante Forbes de rabo Amarelo.





















Filipe Valente
STAM Nº 658 F

        TODAY   NEWS

   Double click to edit text.






         TODAY   NEWS

   Double click to edit text.




Copyright © Filipe Valente
Criador de Aves Exóticas