Acessórios



Este artigo é da minha inteira responsabilidade e baseia-se na minha experiência como criador na experiência de outros criadores e na consulta de alguns artigos sobre o tema, tendo como objectivo final ajudar os criadores desta espécie a compreenderem e aumentarem os seus conhecimentos nesta área.


Este tipo de comedouro trata-se na minha opinião do mais prático que existe no mercado neste momento, pois tem capacidade para bastante comida cerca de 250 g de mistura de exóticos o qual permite ao criador durante cerca de uma semana não se preocupar com a mistura mas sim com os restantes cuidados (esta relação trata-se para um casal em condições normais de criação mesmo com crias).
Comedouro bastante robusto feito em plástico flexível transparente opaco com versatilidade de adaptação nos vários tipos de viveiro que possuo, de fácil lavagem e montagem.













O dito Relógio da Luz, outro dos instrumentos para quem quer iniciar a sério na criação destas aves fundamental para um bom desempenho dos diamantes assim como as amas. Nota-se fundamentalmente o papel deste aparelho aquando do escurecimento progressivo da luz ou seja, este "pôr-do-sol" progressivo vai fazer com que os casais que estão a alimentar as crias reforcem e façam um esforço adicional na alimentação das crias neste espaço de escurecimento que no meu caso é de 45 minutos, neste espaço põe-se ver um corrupio para o ninho para alimentar os pequenotes, e pode-se verificar quando a luz apaga que ao inspeccionar os ninhos as crias tem o papo bastante cheio, pois com o relógio permite ter sempre quer de Inverno como de Verão as mesmas horas de luz, coisa que naturalmente não é possível, e outro dos benefícios é a possibilidade de poder ir ao aviário sempre que se queira à noite e fazer o programa definido de 45 minutos de escurecimento progressivo, sem causar qualquer dano.














Comedouro simples mas eficaz a gaveta que possui facilita ao criador a reposição de comida de forma rápida e eficiente. O único senão é que são de plástico rígido o qual quando cai ao chão parte com muita facilidade.
A "pala" que tem e que cai aquando da retirada da gaveta torna-se bastante útil para evitar fugas do viveiro.










Ninho em plástico estou a utilizar há cerca de um ano com bons resultados pois são de fácil lavagem versáteis e até à data todas as espécies que possuo adaptaram-se perfeitamente a este tipo de ninho.












Estação meteorológica - Bastante útil permitindo ao criador ter uma noção realista da temperatura e humidade do viveiro, existe vários modelos cabendo ao criador a sua escolha mediante a "bolsa" e o gosto, existe o digital e o analógico sendo este segundo o mais fiável.













Desde ja obrigado

Filipe Valente
STAM Nº 658 F











Copyright © Filipe Valente
Criador de Aves Exóticas